Slideshow Image 1 Slideshow Image 1 Slideshow Image 1

Capa

Revista Mensageiro - Julho/Agosto de 2017
Vol. 123
Nº 1352
Julho/Agosto de 2017
Assine a revista Mensageiro
Assine a revista Mensageiro

Palavra do Diretor Nacional:

O valor das pequenas coisas


Outro dia, gastei tempo observando o trabalho das formigas. Seres tão pequenos capazes de modificar a realidade. Sem nenhuma pressa, mas de modo organizado, elas vão fazendo o trabalho de forma silenciosa. São capazes de destruir uma plantação, uma roseira, um jardim. E o que pensar das abelhas, das borboletas, dos mosquitos, que trabalham também de forma misteriosa!?

Num encontro de formação com membros do AO, recordei-me do ditado africano que diz: "gente simples, fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, conseguem mudanças extraordinárias". Assim posso compreender ainda mais a missão do nosso Apostolado nas realidades do mundo e na dinâmica eclesial. Não temos a pretensão de ser melhor que ninguém, de fazer coisas extraordinárias; o que queremos é temperar o dia a dia com a força e o poder da oração.

Santa Teresinha do Menino Jesus, que entrou no AO com 15 anos, compreendeu bem o valor das pequenas entregas, do oferecimento de toda a vida. Ela oferecia a dor, o silêncio, a oração, tudo para que Cristo fosse mais amado e conhecido. Dar testemunho do amor no coração da Igreja como gostava de dizer.

Vivemos em um mundo marcado por tantos desmandos: violência, guerra, abandono, descuido, prepotência, soberba, avareza etc. Não poucas vezes pensamos que não vale a pena ser gente boa, dar bom testemunho, porque o mundo vai de mal a pior. Nesse momento é que devemos voltar a escutar a Palavra do Mestre que nos diz: "sejam sal da terra e luz do mundo". O que importa é que você, com pequenas ações e atitudes, vá temperando e iluminando a vida do mundo.

É bom lembrar que a vida é como um instante: de manhã nascemos e à noite morremos. Portanto, quando procuramos viver bem e dar testemunho da luz, estamos já vivendo a vida eterna que esperamos na fé. Todo o bem que fazemos tem transcendência, vai além de nós mesmos. O bem que faço a Cristo não fica sem recompensa!

Aprende-se a ser bom primeiramente na família. É o testemunho do pai e da mãe, do avô e da avó, que ajuda a formar a personalidade dos filhos e filhas. Na maioria das vezes, os jovens refletem e repetem atitudes que aprenderam no berço. Os jovens são pequenas pedras brilhantes no grande mosaico da sociedade moderna. Eles querem cuidar das pequenas coisas da vida pessoal e social: a educação, o trabalho, a saúde, a missão, o namoro, a família. Os jovens revelam o melhor de todos nós: etapa de busca, de aventura, de valentia, de novidade, de coragem.

Como Apostolado da Oração, formamos uma grande família pelo mundo afora (somos mais de 35 milhões de membros). Somente no Brasil, uma multidão incontável. Há também o Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), que reúne milhões de jovens que querem fazer um caminho de fé no seguimento de Jesus para temperar o mundo. A quantidade não importa tanto, o que vale mesmo é nossa missão: ajudar a manter a chama da oração na vida da Igreja. Tenhamos em conta a vida dos nossos Santos padroeiros: Santa Teresinha oferece tudo a partir do silêncio e da disciplina do Carmelo. São Francisco Xavier gasta toda a sua energia no contato direto com novos povos, línguas e culturas. A oração sustenta a missão!

Ao oferecer a vida todo dia e me comprometer com a missão de Cristo, sou apóstolo do Seu Coração e busco mudar o mundo a partir da mudança que o Cristo promove em mim mesmo. Olho para a minha vida e quero que ela seja semelhante à do Senhor. Vou revelando o que o oferecimento, a oração diária está provocando em minha vida. Este é o valor das pequenas oferendas de cada dia, dos sacrifícios, das orações. Quando ofereço tudo, reconheço o que mais vale a pena, aquilo que não posso negociar nem desprezar. Uma mudança extraordinária vai acontecendo em meu ser.

Pe. Eliomar Ribeiro, SJ, Diretor Nacional do Apostolado da Oração (AO) e do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), e Diretor de redação da revista Mensageiro do Coração de Jesus
MENSAGEIRO DO CORAÇÃO DE JESUS é uma publicação de Edições Loyola - Rua 1822 nº 341 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3385-8555 | 2063-4275 | 3385-8501
2017 Todos os direitos reservados.