Slideshow Image 1 Slideshow Image 1 Slideshow Image 1 Slideshow Image 1

Capa

Revista Mensageiro - Outubro de 2017
Vol. 123
Nº 1354
Outubro de 2017
Assine a revista Mensageiro
Assine a revista Mensageiro

Palavra do Diretor Nacional:

Sustentar a missão com a oração


Todos os anos, somos chamados a refletir, ajudar e rezar pelas missões no mês de outubro. A Igreja vem nos ajudando a tomar consciência de que a missão é de todos nós. Cada cristão é responsável por testemunhar a Boa-Nova de Cristo neste mundo.

Tanto o Apostolado da Oração quanto o Movimento Eucarístico Jovem nasceram de um impulso missionário. É preciso sustentar a missão, é preciso fazer algo pela paz, é preciso manter o coração sempre unido a Cristo.

Quando vemos uma plantação de bambu, ficamos encantados com o tamanho da planta e impressionados como ele se mantém de pé, apesar de ventos e tempestades. O bambu cresce apenas em suas raízes durante os primeiros sete anos depois de plantado. O que o sustenta são suas raízes profundas.

Assim também a missão da Igreja está fincada sobre a raiz da oração. Costuma-se dizer que "quem não reza não vai para o céu". A oração é o alimento cotidiano necessário para manter meu coração e meu ser conectados com Deus, com as pessoas, com o cosmos e comigo mesmo. Vários são os modos de rezar, mas todos eles nos conduzem à proximidade com o Senhor.

Houve época na Igreja em que a missão era pensada como levar Jesus para os povos pagãos e fazer com que eles aceitassem a fé. Muitas vezes eram batizados até sem saber o que era o Batismo. A Igreja evoluiu em seu modo de pensar a missão: somos todos responsáveis pelo anúncio e testemunho. Não se trata tanto de levar Cristo, mas de perceber as sementes do Espírito agindo nos povos, culturas e realidades.

Por isso mesmo pode-se ser missionário tanto dentro do Mosteiro, do Convento, quanto estando presente no lugar da missão. Voltemos nosso olhar para o Mosteiro de Paray le Monial e aí vemos a jovem Margarida Maria de Alacoque; ou para o Carmelo de Lisieux e aí encontramos a jovem Teresinha do Menino Jesus. Elas oferecem a vida diariamente, ajudando a fermentar o reino com a presença orante e de intercessão. Tanto Margarida quanto Teresinha têm um coração missionário e estão preocupadas com os que estão na missão.

Se olharmos mais longe, vamos encontrar o jovem Francisco Xavier, incansável missionário jesuíta, com tantos afazeres nos países asiáticos. Que mundo pequeno, pensava Xavier. E sonhava com tantos jovens missionários para ajudá-lo.

A grande novidade do Apostolado da Oração, na sua raiz, foi ajudar as pessoas a reconhecerem-se missionárias no seu lugar. Eu não preciso sair, ir longe, para ser missionário. E através do oferecimento diário, da avaliação do coração e rezando as intenções do Papa, somos associados à grande Igreja.

Hoje são mais de 56 milhões de membros do AO que, diariamente, ajudam a Igreja pela oração e pelo compromisso simples, sobretudo nas paróquias. Não importa se há um envelhecimento dos membros, a oração não fica velha. Na verdade, a oração dos mais velhos tem uma densidade maior de experiência!

Como é bonito ver tantas pessoas do Apostolado pelo Brasil afora ajudando a missão da Igreja com a oração, a doação financeira, o compromisso com serviços e pastorais na comunidade, a caridade, a visita fraterna.

Com os jovens do MEJ, faremos a primeira experiência missionária em Palmas, TO, durante o mês de dezembro. Vamos reunir os jovens de vários lugares do Brasil para encontrar a Cristo nas periferias de Palmas, como nos pediu Dom Pedro Brito. Será uma semana para visitar, servir, rezar, conviver, consolar, estar presente na vida de tantas pessoas que talvez nunca tenham recebido uma visita missionária.

No Evangelho, contemplamos Jesus que é convidado a entrar nas casas. Ele gosta de visitar, jogar conversa fora, falar das coisas do Reino. Tantas vezes esteve na casa dos irmãos Marta, Maria e Lázaro. Jesus nos ensina que a verdadeira missão é estar próximo, é ajudar a dar sentido às realidades, é ser sal, é ser luz.

Pe. Eliomar Ribeiro, SJ, Diretor Nacional do Apostolado da Oração (AO) e do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), e Diretor de redação da revista Mensageiro do Coração de Jesus
MENSAGEIRO DO CORAÇÃO DE JESUS é uma publicação de Edições Loyola - Rua 1822 nº 341 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3385-8555 | 2063-4275 | 3385-8501
2017 Todos os direitos reservados.