Slideshow Image 1 Slideshow Image 1 Slideshow Image 1

Capa

Revista Mensageiro - Maio de 2019
Vol. 125
Nº 1370
Maio de 2019
Assine a revista Mensageiro
Assine a revista Mensageiro

Palavra do Diretor Nacional:

Mudar o olhar para ver com o coração


Novamente estamos no mês de maio: das mães, das flores, da ternura. A cada ano somos convidados a alargar nosso horizonte para enxergar melhor e deixar que nosso coração seja modificado por atitudes positivas que rondam a nossa vida.

Há um breve relato de uma jovem mãe que recebeu uma terrível notícia de seu médico. Ficou perplexa e em choque quando recebeu o diagnóstico de câncer. Sucederam-se os tratamentos e, naquele dia, após o internamento, quando voltava para casa, ela se sentiu muito triste. Estava consciente da sua aparência. Estava com os cabelos ralos, por causa da quimioterapia. Sentia-se desencorajada. Seu marido continuaria a amá-la? E seu filho? Ele tinha apenas seis anos.

Quando chegou em casa, sentou-se na cozinha, pensando em como ia explicar a seu filho porque estava tão feia. Ele apareceu na porta e ficou olhando-a, curioso. Quando ela iniciou o discurso que havia preparado para ajudá-lo a entender o que estava acontecendo, o menino se aproximou e se aconchegou em seu colo, quietinho, a cabeça recostada em seu peito. Ela acariciou a cabecinha do filho e disse: "Você vai ver como daqui a pouco o meu cabelo vai crescer de novo e eu vou ficar melhor, como era antes".

O menininho se levantou, olhou para ela, pensativo. Depois, com sua espontaneidade de criança, disse: "Seu cabelo está diferente, mãe. Mas o seu coração está igualzinho".

A mãe não precisava mais esperar por "daqui a pouco" para melhorar. Com os olhos cheios de lágrimas, ela se deu conta de que já estava muito melhor.

Como disse a raposa ao pequeno príncipe: "O essencial é invisível aos olhos, só se vê bem com o coração". Quem ama vê além da aparência física, e o que ama é a essência. Nossa essência não é condicionada pela aparência, nem pela inteligência, nem pelo que temos ou desejamos.

As mães nos ensinam muito! Com elas aprendemos a ser melhores, a estarmos atentos aos pequenos detalhes que fazem uma diferença tão grande nos relacionamentos.

Na visita à sua prima Isabel, a Mãe de Jesus canta as necessidades de seu povo. Rezar é louvar e se comprometer! Deus confunde ricos e soberbos, mas dá riqueza aos pobres e comida aos famintos. Há uma inversão de valores entre a lógica divina e a da humanidade. A lógica de Deus tem característica de mãe que cuida, que defende, que dá a vida.

No Brasil estamos respirando ainda os ventos da Campanha da Fraternidade, que nos despertou para o senso de Justiça Social, de fraternidade e de amor ao próximo. Todos nós somos irmãos e irmãs e as políticas públicas devem garantir o bem comum e os direitos de todos. É preciso uma atenção especial às questões relacionadas à educação, saúde, moradia, meio-ambiente e desenvolvimento social.

São as pequenas esperanças e os pequenos projetos que vão mudando as realidades. Não se pode pensar que as mudanças virão de grandes projetos, de ricos empresários, de países hiperdesenvolvidos. Há uma música que nossas comunidades gostam de cantar que afirma assim: "Eu acredito que o mundo será melhor quando o menor que padece acreditar no menor". O fermento do nosso testemunho vai transformando a massa por dentro.

Nossos grupos do AO estão empenhados na preparação que já é também celebração do Jubileu dos 175 anos da fundação do Apostolado da Oração. A imagem do Sagrado Coração de Jesus está visitando Paróquias, comunidades, casas de famílias, hospitais, asilos etc. Por onde passa, é uma festa e uma benção! A Jesus sempre pedimos que faça o nosso coração semelhante ao d'Ele.

Louvo e agradeço a Deus por tantos corações consagrados a Cristo no Apostolado da Oração. Somos uma imensa Rede de Oração a serviço dos desafios da humanidade e da missão da Igreja, cuja intenção de oração o Papa nos confia mensalmente. A oração de cada dia, juntamente com o oferecimento de nossa vida, é o nosso compromisso singelo e simples que vai nos ajudar a educar e a mudar o nosso olhar para vermos as pessoas e todas as realidades com um novo coração, aquele que Jesus quer.

Pe. Eliomar Ribeiro, SJ, Diretor Nacional da Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração e MEJ), e Diretor de Redação da Revista Mensageiro do Coração de Jesus
MENSAGEIRO DO CORAÇÃO DE JESUS é uma publicação de Edições Loyola - Rua 1822 nº 341 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3385-8555 | 2063-4275 | 3385-8501
2019 Todos os direitos reservados.