Slideshow Image 1 Slideshow Image 1 Slideshow Image 1 Slideshow Image 1

Capa

Revista o Mensageiro - setembro de 2019
Vol. 125
Nº 1373
setembro de 2019
Assine a revista Mensageiro
Assine a revista Mensageiro

Destaques desta edição:

Exaltação do Coração
"O meu coração é só de Jesus, a minha alegria é a santa cruz"; como cantar a alegria da santa cruz, se o coração hospeda tantas lembranças espinhosas, dolorosas, tristes, amargas e angustiantes? Na Festa da Exaltação da Santa Cruz, a partir da escuta atenta do Salmo 77(78), meditemos: "de que vale honrar com os lábios o Senhor, se o coração está cheio de falsidade, hipocrisia, mentira e injustiça?". Continue lendo o artigo de Carlos Rafael Pinto na seção Liturgia & vida.

A espiritualidade dos povos indígenas e o cuidado da casa comum
A convocação de um sínodo especial dos bispos para refletir sobre a "Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral", anunciada pelo Papa Francisco, tem feito com que nós, católicos, especialmente, procuremos conhecer melhor os desafios e as riquezas que estão presentes na região pan-amazônica, formada por nove países (Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname), e cuja maior parte se concentra em território brasileiro. Nessa vasta região se concentra também a maior quantidade de povos indígenas, conhecidos como povos originários ou povos da floresta. Mais informações no artigo de Pe. Adelson Araújo dos Santos, SJ.

A expansão do Apostolado da Oração no Brasil
O Apostolado da Oração chegou ao Brasil poucos anos depois do seu surgimento na França. Foram dois missionários jesuítas que o trouxeram para as terras brasileiras, Pe. Bento Schembri e Pe. Bartolomeu Taddei. Não perca a história do Apostolado na seção 175 anos do AO.

Perguntas & respostas
Uma das perguntas desta edição: É verdade que haverá um "Diretório para o Apostolado da Oração"? Pe. Eliomar Ribeiro, SJ, diretor nacional do AO-MEJ, responde: Estamos com o texto provisório do Diretório para o Apostolado que deverá ser aprovado pelos diretores e coordenações diocesanas no Encontro Nacional deste mês de setembro. Será um livro com conteúdo referencial e prático para orientar a caminhada dos grupos a partir do Novo Estatuto e também do Documento de Recriação. Sobretudo a parte prática deverá ajudar muito para a caminhada de nossos grupos e para acolher novos membros. Como "serviço eclesial" o AO faz parte da estrutura jurídica da Igreja, por isso mesmo precisa de novas orientações e acompanhamento.

Para cultivar a paz e viver feliz
A paz e a felicidade dependem muito do modo como encaramos as situações que a vida nos apresenta. Cuidar do próprio pensar, das amizades, do temperamento, das emoções e sentimentos ajuda a manter o ego no lugar, a desfrutar da paz possível e a viver a vida com maior alegria. Confira as dicas do Mensageiro!

MENSAGEIRO DO CORAÇÃO DE JESUS é uma publicação de Edições Loyola - Rua 1822 nº 341 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3385-8555 | 2063-4275 | 3385-8501
2019 Todos os direitos reservados.